Sistemas de Integração Vertical e Horizontal

Definição


Integração vertical refere-se à integração de diferentes sistemas de informação de diferentes níveis hierárquicos, simplificando desta forma a troca de informações da base para o topo da hierarquia e vice-versa. Ao vincular todos os processos e usar sensores em todas as etapas da produção, os fabricantes podem verificar a qualidade do produto final e reduzir o desperdício.

Integração horizontal refere-se à integração de diferentes sistemas de informação que são usados desde a fase de planeamento de produção até ao processo de negócio. Esses sistemas incluem a troca de materiais, energia e informações dentro da empresa (como logística interna, produção, marketing) ou entre diferentes empresas. O objetivo dessa integração é fornecer informações em toda a rede (do fornecedor ao cliente). A integração horizontal está assim relacionada com a conexão entre a fábrica e toda cadeia de valor externa à fábrica.

 

Aplicações

 

Soluções e tecnologias típicas na integração vertical são:

  • PLCs: permite a regulação das máquinas e dos sistemas;
  • SCADA: permite a monitorização, o controlo e a supervisão várias tarefas de nível de produção;
  • MES: responsável pelo planeamento da produção, gestão da qualidade e das máquinas e equipamentos, ao nível das operações;
  • ERP: visando a gestão de pedidos, o planeamento corporativo da produção e a gestão do processo de negócio, num nível de planeamento corporativo.

No caso da integração horizontal, as soluções permitem de uma forma geral a transmissão de informação entre centros com localizações distintas/entre sistemas, máquinas e equipamentos, proporcionando ao negócio maior capacidade analítica preditiva e agilidade para redesenhar e implementar ações corretivas entre a oferta e a procura. Uma outra aplicação, é o caso das empresas Dassault Systèmes e da BoostAeroSpace que lançaram uma plataforma de colaboração para a indústria aeroespacial e defesa europeia. A Platform-as-a-Service, designada por AirDesign, serve como um espaço de trabalho comum para o projeto e colaboração de fabricação, e está disponível como um serviço numa cloud privada.

 

Impacto


As principais melhorias destes sistemas estão vinculadas de forma geral com uma melhor forma de gestão do conhecimento e dos processos de comunicação, e consequentemente, maior eficiência nas operações.

 

Principais Desafios durante a Implementação


Os principais desafios da integração de dados são a interoperabilidade entre sistemas, equipamentos e dispositivos móveis; e o facto de diferentes funções e unidades de negócio precisarem de usar os dados de forma distinta.

iconfinder Arrow Forward 1063879

Aneme © 2019 | Todos os direitos reservados

       logos rodapé2

Search