Modelo de Transformação 4.0

O salto para a indústria 4.0 requer visão global e estruturada focada na criação de valor, com o qual, o processo de transformação deve contemplar todas as áreas de uma empresa.

Este modelo tem por base o Industry 4.0 Readiness Model que foi encomendado pela Fundação IMPULS da Federação Alemã de Engenharia (VDMA) e cujo inquérito o Industry 4.0 Readiness Online Self-Check  foi conduzido pela IW Consult e pela RWTH Aachen University.

Image

O modelo foi construído considerando cinco dimensões chave:

Image

Estratégia

Em que medida a Indústria 4.0 se encontra presente na estratégia da empresa?

A indústria 4.0 trás consigo a comunicação entre máquinas e sistemas que alteram a forma como as empresas  tornam a produção mais eficiente e atingem os seus objetivos. É por isso essencial que as empresas desenvolvam  uma visão clara relativa ao seu posicionamento neste novo paradigma. Há que definir objetivos, investimentos, riscos e desafios e sobretudo a forma como a empresa pretende fazer negócios e manter-se competitiva.

Image

Fábrica Inteligente

Até que ponto a empresa possui produção digitalmente integrada e automatizada?

A fábrica inteligente é um ambiente de produção em que os sistemas de produção e os sistemas logísticos se organizam amplamente sem intervenção humana. A otimização é ativada através da modelação digital, sendo que a recolha de dados permite planear, otimizar e controlar a as operações das máquinas.

Image

Operações Inteligentes

Em que medidas os processos e produtos a são modelados digitalmente e passíveis de serem controlados por meio de sistemas e algoritmos de TIC em ambiente virtual?

As operações inteligentes estão no centro da visão da Indústria 4. Surge a integração corporativa e interempresarial num ambiente em que o digital e o físico são um só. Os produtos são produzidos autonomamente, em processos otimizados com dados.

Image

Produtos e Serviços Inteligentes

Até que ponto oferece produtos e serviços baseados em dados que apenas são possíveis através da integração de produtos, produção e clientes?

A indústria 4.0 exige novas abordagens para a diferenciação tardia dos produtos. Uma forma de alcançar este objetivo é manter a base física do produto padronizada, mas permitir a personalização do produto através de recursos digitais. Um produto com estas características  permite também a recolha de dados do utilizador, que podem ser usados para oferecer mais serviços data-driven.

Image

Organização e Cultura

A empresa possui as competências necessárias e uma cultura favorável à implementação dos conceitos da
Indústria 4.0?

A digitalização da indústria está a transformar processos mas também as organizações. A vontade de mudar é fundamental para a agilidade das empresas, que deverão ter abertura para a inovação, e a confiança nos dados. O conjunto de competências exigidas nas empresas estão também cada vez mais vocacionados para as tecnologias e é extremamente importante a preparação da organização.  

Níveis de Maturidade

Para este modelo foram definidos seis níveis de maturidade: Inativo, Principiante, Competente, Dinâmico, Especialista e Mestre.

Image

Inativo

Não atende a praticamente nenhum dos requisitos da Indústria 4.0.

Image

Principiante

A Indústria 4.0 ainda não está integrada na estratégia da organização, embora algumas iniciativas piloto se encontrem em implementação. Foram realizados investimentos iniciais numa das áreas. Está envolvida na Indústria 4.0 através de iniciativas piloto e investimentos em alguma área. Alguns processos de produção são suportados por sistemas. A integração de sistemas e a troca de informações são limitadas.

Image

Competente

Incorpora iniciativas I4.0 na sua estratégia e forma efetuados alguns investimentos.  Os investimentos da Indústria 4.0 são efetuados em diversas áreas. Alguns dados são recolhidos automaticamente, mas a sua exploração é limitada. Há troca de informações dentro da empresa e prevê-se integração com fornecedores e clientes.

Image

Dinâmico

Está definida uma estratégia para a indústria 4.0 e algumas soluções implementadas. Dados relevantes são recolhidos digitalmente. Algumas soluções Cloud planeadas para software baseado em cloud, armazenamento de dados e análise de dados. A empresa está  aberta à inovação e à tomada de decisões baseada em dados.

Image

Especialista

Utiliza a estratégia da Indústria 4.0, monitorizando-a com indicadores adequados. Investimentos são feitos em quase todas as áreas. Os sistemas recolhem grandes quantidades de dados, que são utilizados ​​para melhoria contínua. A troca de informações é realizada interna e externamente. Soluções de segurança cibernética são usadas em alguns departamentos.  Os produtos incluem recursos tecnológicos que permitem a recolha e análise de dados durante a sua utilização. Serviços adicionais são desenvolvidos com base nesses dados. Na maioria das áreas relevantes, a empresa possui as competências necessárias internamente para atingir esse status e expandir ainda mais a Industria 4.0.

Image

Mestre

Lançou sua estratégia Industry 4.0 e monitoriza periodicamente o status da implementação de projetos, apoiada em investimentos em todas as áreas da empresa. A gestão da inovação colaborativa foi estabelecida interna e externamente. Soluções de segurança cibernética foram aplicadas e as soluções na cloud oferecem uma arquitetura tecnológica flexível. Utilizam-se processos que reagem de forma autónoma. Os produtos possuem características tecnológicas.  Os serviços baseados em dados representam uma parte significativa das receitas.

Aneme © 2019 | Todos os direitos reservados

       logos rodapé2

Search