Engenharia assistida por computador

Definição


A engenharia assistida por computador permite às empresas desenvolverem e aperfeiçoarem os seus produtos e processos, através de simulações de performance. Na indústria 4.0, esta tecnologia pretende utilizar mais amplamente as informações da fábrica, analisando dados em tempo real, aproximando o mundo físico do mundo virtual. O resultado da captura destas informações é o chamado digital twin, onde toda a cadeia de criação de um produto passa a ter seu representante idêntico também no mundo virtual.

 

Aplicações


Com o suporte do computador, os profissionais podem realizar diferentes análises – estáticas, de fluidos, dinâmicas, térmicas, eletromagnéticas, acústicas, entre outras. Os operadores podem também testar e aperfeiçoar as configurações das máquinas para o próximo produto na linha de produção virtual antes de acontecer qualquer mudança real.

 

Impacto


A aplicação desta tecnologia proporciona benefícios como a redução de custos e de tempo na elaboração do projeto, o aumento da produtividade, facilidade na deteção de erros e auxílio na identificação de soluções.

Para além disso, a engenharia assistida por computador ajuda as equipas a compreender as implicações de desempenho dos seus projetos, assim como consegue fornecer informações de desempenho logo no início do processo de desenvolvimento, altura em que possíveis alterações são menos dispendiosas.

 

Principais Desafios na Implementação


A análise e validação de diferentes planos de produção pode ser um grande desafio na simulação.

iconfinder Arrow Forward 1063879

Aneme © 2019 | Todos os direitos reservados

       logos rodapé2

Search